2007 - Artigo - Consultoria Ambiental

Por que sua empresa precisa de uma consultoria ambiental?

Toda e qualquer atividade humana pode impactar o meio ambiente e a sociedade. Sendo assim, empresas precisam, em maior ou menor grau, de serviços ambientais que auxiliam no planejamento e gestão das atividades produtivas.

 

O trabalho deve ir além do atendimento as obrigações legais, obtenção de licenciamentos e autorizações ambientais. Ele passa pelo atendimento das expectativas cada vez maiores do mercado que, guiada pela ocorrência cada vez mais frequente de acidentes ambientais, exige uma postura empresarial responsável com o meio ambiente e a sociedade.

 

É preciso atender todas as condicionantes atreladas ao licenciamento ambiental do empreendimento, monitorar os impactos ambientais e garantir sua respectiva mitigação. Mas também elaborar estudos técnicos e pesquisas capazes de guiar os processos das empresas para o uso eficiente e sustentável dos recursos disponíveis e prevenir acidentes.

 

Sendo assim, as empresas guiadas pelo princípio da precaução optam pela contratação de consultorias ambientais capazes de auxiliar na gestão sustentável de seus empreendimentos. Elas atuam como um suporte e apoio especializado possibilitando a otimização de recursos, processos, mapeamento e minimização de riscos e contratempos que podem gerar prejuízos e atrasos em cronogramas.

 

Os serviços contratados e a maneira como as consultorias atuam dependem da necessidade e do corpo técnico interno de cada empresa. Os consultores podem atuar de maneira complementar ao quadro próprio da empresa ou com atuação direta, sem que faça parte do quadro fixo da empresa para atender as demandas.

 

São agentes externos que devem guiar e contribuir com o trabalho já desenvolvido pelo empreendimento. Portanto, podem atuar em diversas as áreas da empresa a fim de permitir a manutenção de um ambiente colaborativo e comprometimento em cada etapa do processo produtivo que trazem consigo inúmeros benefícios, entre eles:

  • Atualização e adequação de processos junto às obrigações legais;
  • Identificação de oportunidades para o gerenciamento mais sustentável do empreendimento;
  • Otimização de recursos;
  • Facilitação de acesso à créditos e certificações;
  • Contribuição para reforçar a credibilidade da empresa.

 

A Aura Socioambiental é uma consultoria ambiental que conta com uma equipe multidisciplinar experiente e capaz de auxiliar seus clientes na análise global de seus processos garantindo a elaboração de modelos de gestão mais sustentável, agregando valor a seus produtos e à credibilidade ambientalmente responsável.

 

14

Até onde vão os riscos de HSSE da sua empresa?

Essa pergunta pode parecer simples, mas nem todas as empresas são capazes de responder com clareza e objetividade. HSSE vem da sigla em inglês Health Safety Security Environment, que em tradução livre para o português é “Saúde, Segurança e Meio Ambiente”.

Portanto, seja qual for a área de atuação da sua empresa, ela provavelmente traz algum impacto social, ambiental ou de segurança que pode ocorrer em algum momento desde seu planejamento até sua operação. O que pode se tornar um risco se não for identificado e gerenciado.

A boa gestão de qualquer empresa deve passar pela identificação e gestão dos riscos que possam ser gerados pelo empreendimento. É preciso entender e conhecer quais são os impactos sociais, ambientais e de segurança, que podem estar envolvidos em cada etapa do processo de instalação e operação.

Somente com base nesse conhecimento que é possível avaliar e planejar as melhores ações que devem ser desenvolvidas para potencializar aqueles considerados positivos e minimizar e mitigar os considerados negativos. E, dessa forma, contribuir para a gestão mais segura, eficiente, sustentável e econômica de uma empresa.

Por isso, a gestão dos riscos de uma empresa passa pelo entendimento do contexto em que o empreendimento está inserido, isto é, ambiental, social, político, econômico e gerencial. Uma vez que eles podem estar presentes em movimentos sociais e políticos, na opinião pública sobre as atividades desenvolvidas, condições ambientais identificadas em estudos para obtenção do licenciamento ambiental, mudanças no planejamento e gerenciamento da própria empresa, entre outros.

Portanto, além da identificação é fundamental que a empresa pense no gerenciamento de cada risco encontrado. Atuando na sua mensuração, avaliação, monitoramento, controle e mitigação.

Isto é possível com controles internos eficientes que atuam na redução da volatilidade e racionalização de processos e recursos, passando por:

  • Treinamento em análise de riscos;
  • Análise de Vulnerabilidade;
  • Análise Quantitativa e Qualitativa de Riscos;
  • Identificação e levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais;
  • Suporte no Processo de Gestão de Risco e sua ligação com os planos de emergência;
  • Elaboração de Estudos de Segurança para mitigação de riscos (análises de propagação de incêndio, explosão, posicionamento de detectores, análise de abandono e evacuação, entre outros);
  • Avaliações qualitativas e quantitativas de riscos, tais como: HAZID, APP/APR, Bow Tie, FMEA/FMECA.

 

Agora que você entendeu um pouco mais sobre gerenciamento de risco, você consegue responder até onde vão os riscos da sua empresa?

A Aura Gestão Socioambiental possui credibilidade na consultoria para identificação e gerenciamento de riscos que pode ajudá-lo a completar as respostas para essa pergunta.