Cada vez mais frequente no mundo corporativo, a sigla ESG tem sido inserida no programa central de empresas que já entenderam sua importância. Environmental, Social and Governance – ESG (ou meio ambiente, social e governança, em português) é um novo padrão de gestão empresarial e de fundos de investimentos associados a negócios sustentáveis, com baixo custo e menores riscos ao clima.
Entre os fundos de investimentos que mais crescem atualmente, os ESG vão além de questões econômico-financeiras. É uma rota para aqueles que perceberam o novo perfil geracional de consumidores mais conscientes.
Estudos mostram que as pessoas passaram a entender sua corresponsabilidade no impacto gerado pelos fabricantes dos produtos que consomem. Uma pesquisa do Instituto Akatu aponta que o número de pessoas que começam a se preocupar com o consumo consciente no Brasil cresceu de 32% em 2012 para 38% em 2018.
Por isso, o ESG não é aplicável em empresas que trabalham com combustíveis fósseis (como o petróleo, carvão, etc.) e em empresas que tem má governança. Não se trata apenas de evitar, mas combater o greenwashing (estratégia de marketing fantasiosa), diminuir a emissão de carbono, promover uso consciente dos recursos naturais, saúde, segurança, diversidade e treinamento de colaboradores, responsabilidade com o consumidor, entre outros.
As organizações precisam ser transparentes e responder à sociedade e aos investidores quanto à sua política ambiental, compliance e cultura organizacional. O ESG não é concorrente da alta-performance, afinal ele trás inúmeros benefícios para a corporação que o adota, entre eles:
- Economia de recursos e aumento da produtividade ao rever o uso dos recursos naturais e as políticas culturais da empresa;
- Retenção e satisfação de novos talentos;
- Fortalecimento da marca e o valor de mercado;
- Ser mais atraente para novos investimentos;
- Identificar e estar preparado para novas oportunidades estratégicas.
A Aura atua para garantir a seus clientes a implantação de políticas e ações socioambientais afim de que se tornem empreendimentos ainda mais comprometidos com as novas gerações, com credibilidade e ESG.
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