Essa pergunta pode parecer simples, mas nem todas as empresas são capazes de responder com clareza e objetividade. HSSE vem da sigla em inglês Health Safety Security Environment, que em tradução livre para o português é “Saúde, Segurança e Meio Ambiente”.
Portanto, seja qual for a área de atuação da sua empresa, ela provavelmente traz algum impacto social, ambiental ou de segurança que pode ocorrer em algum momento desde seu planejamento até sua operação. O que pode se tornar um risco se não for identificado e gerenciado.
A boa gestão de qualquer empresa deve passar pela identificação e gestão dos riscos que possam ser gerados pelo empreendimento. É preciso entender e conhecer quais são os impactos sociais, ambientais e de segurança, que podem estar envolvidos em cada etapa do processo de instalação e operação.
Somente com base nesse conhecimento que é possível avaliar e planejar as melhores ações que devem ser desenvolvidas para potencializar aqueles considerados positivos e minimizar e mitigar os considerados negativos. E, dessa forma, contribuir para a gestão mais segura, eficiente, sustentável e econômica de uma empresa.
Por isso, a gestão dos riscos de uma empresa passa pelo entendimento do contexto em que o empreendimento está inserido, isto é, ambiental, social, político, econômico e gerencial. Uma vez que eles podem estar presentes em movimentos sociais e políticos, na opinião pública sobre as atividades desenvolvidas, condições ambientais identificadas em estudos para obtenção do licenciamento ambiental, mudanças no planejamento e gerenciamento da própria empresa, entre outros.
Portanto, além da identificação é fundamental que a empresa pense no gerenciamento de cada risco encontrado. Atuando na sua mensuração, avaliação, monitoramento, controle e mitigação.
Isto é possível com controles internos eficientes que atuam na redução da volatilidade e racionalização de processos e recursos, passando por:
- Treinamento em análise de riscos;
- Análise de Vulnerabilidade;
- Análise Quantitativa e Qualitativa de Riscos;
- Identificação e levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais;
- Suporte no Processo de Gestão de Risco e sua ligação com os planos de emergência;
- Elaboração de Estudos de Segurança para mitigação de riscos (análises de propagação de incêndio, explosão, posicionamento de detectores, análise de abandono e evacuação, entre outros);
- Avaliações qualitativas e quantitativas de riscos, tais como: HAZID, APP/APR, Bow Tie, FMEA/FMECA.
Agora que você entendeu um pouco mais sobre gerenciamento de risco, você consegue responder até onde vão os riscos da sua empresa?
A Aura Gestão Socioambiental possui credibilidade na consultoria para identificação e gerenciamento de riscos que pode ajudá-lo a completar as respostas para essa pergunta.
Add a Comment