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Diagnóstico Socioeconômico: Uma potente ferramenta para a Comunicação Social do seu empreendimento

Um dos documentos muitas vezes exigido para obtenção de Licenciamentos Ambientais, o Diagnóstico Socioeconômico pode se tornar uma potente ferramenta de Comunicação Social. Capaz de contribuir com o planejamento de ações que podem ser desenvolvidas a partir do primeiro contato com a comunidade para a quebra de possíveis barreiras de conflito.

O Diagnóstico Socioeconômico é a base para o entendimento da realidade da população no local em que o empreendimento será implantado. Um retrato social para entendermos como essa comunidade, ou município, se organiza economicamente antes do empreendimento e quais serão os benefícios e malefícios provocados a partir de sua implantação e operação.

É um Marco Zero que nos permite identificar não apenas as principais atividades econômicas, como a infraestrutura existente, carências, stakeholders, quais são os possíveis conflitos, entre outros.

Com base nisso, é possível trabalhar no planejamento da Comunicação Social desde o desenvolvimento do projeto de implantação do empreendimento. Pensar nas ações de maneira estratégica para prevenir e solucionar os conflitos que possam surgir, permitindo à empresa se aproximar e iniciar um bom relacionamento com a comunidade.

Afinal, nós só podemos nos comunicar de maneira efetiva e não agressiva com alguém a partir do momento em que conhecemos a sua realidade, entendemos suas dores, dúvidas e o contexto em que estamos inseridos. Conhecimento esse que pode ser proporcionado pelo Diagnóstico Socioeconômico.

Uma ferramenta poderosa para auxiliar a encontrar a melhor abordagem para explicar o projeto, esclarecer dúvidas, informar sobre as ações que serão desenvolvidas na comunidade e identificar qual é o melhor Canal de Comunicação para manter aberto com a comunidade.

Acima de tudo: permitir que o empreendedor se conecte aos stakeholders, criando rapport e quebrando possíveis barreiras de conflito criando melhor fluidez da instalação e operação do empreendimento.

Assim, é possível potencializar as oportunidades desde a Licença Prévia utilizando a Comunicação Social e Diagnóstico Socioeconômico como ferramentas estratégias para o futuro do projeto.

Mas atenção: A Comunicação Social por si só não garante a responsabilidade social do empreendimento. É preciso agir de maneira proativa, pensar na integração desses trabalhos, prezando pela transparência, fluidez, minimização de conflitos e ganhos socioambientais com a otimização de recursos.

Essa é a essência da Aura Socioambiental. Acreditamos na importância do Diagnóstico Socioeconômico como uma ferramenta capaz de proporcionar a responsabilidade social de nossos clientes e reforçar a credibilidade de seus produtos em um mercado cada vez mais exigente com relação aos impactos do consumo.

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